DIA DO TRABALHADOR SÃO MEMÓRIAS DE SOFRIMENTOS

 

 

DIA DO TRABALHADOR SÃO MEMÓRIAS DE SOFRIMENTOS

(Manoel Messias da Silva- Relações Públicas)

 

A greve tem um bom motivo quando a causa é nobre, por exemplo, o dia dos trabalhadores, 8 de maio, começou com uma greve no ano de 1886, em Chicago-EUA, através de uma manifestação feita por trabalhadores que lutavam por jornada de trabalhos de 8 horas, tal situação gerou morte e muitas perturbações infelizmente. Esse dia foi marcado por muito sofrimento. A situação era: trabalhadores explorados e exaustivos em seu próprio campo de trabalho, vivendo os maiores sofrimentos. Algo não muito diferente dos dias de hoje em alguns lugares. Mas, algo bom é que os trabalhadores não estão sozinhos, eles têm a esperança do seu lado.

Dia do Trabalhador no Brasil

Com a chegada de imigrantes europeus no Brasil, as ideias de princípios e leis trabalhistas vieram juntas. Em 1917 houve uma Greve geral.

Até o início da Era Vargas (1930–1945) certos tipos de agremiação dos trabalhadores fabris eram bastante comuns, embora não constituísse um grupo político muito forte, dado a pouca industrialização do país. Esta movimentação operária tinha se caracterizado em um primeiro momento por possuir influências do anarquismo e mais tarde do comunismo, mas com a chegada de Getúlio Vargas ao poder, ela foi gradativamente dissolvida e os trabalhadores urbanos passaram a ser influenciados pelo que ficou conhecido como trabalhismo.

Até então, o Dia do Trabalhador era considerado por aqueles movimentos anteriores (anarquistas e comunistas) como um momento de protesto e crítica às estruturas socioeconômicas do país contra aos seus próprios sofrimentos. A propaganda trabalhista de Vargas, sutilmente, transforma um dia destinado a celebrar o trabalhador no Dia do Trabalhador. Tal mudança, aparentemente superficial, alterou profundamente as atividades realizadas pelos trabalhadores a cada ano, neste dia. Até então marcado por piquetes e passeatas, o Dia do Trabalhador passou a ser comemorado com festas populares, desfiles e celebrações similares. Aponta-se que o caráter massificador do Dia do Trabalhador, no Brasil, se expressa especialmente pelo costume que os governos têm de anunciar neste dia o aumento anual do salário mínimo. Outro ponto muito importante atribuído ao dia do trabalhador foi a criação da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, em 1 de maio de 1943.

REFERÊNCIAS:

Matsuki, Edgard (30 de abril de 2013). «Dia do Trabalho: saiba como surgiu o feriado do dia 1º de maio». Ebc.com.br. Consultado em 18 de agosto de 2013.

«História do Dia do Trabalho». Brasil.gov.br. Consultado em 18 de agosto de 2013.1maio

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s