PARABÉNS QUERIDO PROFESSUS, VOCÊ DECLAROU EM PÚBLICO O ATO DE ENSINAR

 “A profissão tem preço; o serviço se compra; o ensino se dribla, mas a arte de ensinar não tem preço e os professores possuem essa arte com honrarias” (Manoel Messias).

 

Minha professora de história disse que no dia 15 de outubro de 1827, Pedro I, Imperador do Brasil, baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Fico feliz. Eu soube também que D. Pedro II desejava ser professor. Ele dizia: “Se não fosse imperador, desejaria ser professor. Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro”. Ele sabia qual era a arte de ensinar e transformar um homem. Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda (Paulo Freire).

E por isso que hoje é o dia de todos os professores.  Minha professora de português, literatura e redação ensinou a norma culta de escrever e a variação de entender. Já consigo escrever bem melhor.  Meu professor de geografia orientou como se dá o ciclo do nosso planeta, o mapa certo a seguir. Minha direção começava com a saúde esportiva e agradeço ao meu professor de educação física (não sei como será sem ele). Abri a mente sobre religião, além de aprofundar sobre a que eu professo, com a minha professora de religião. O que falar dos xs e ys? Meu professor de matemática fez apelações numéricas até os números serem importantes. Peso e força me foram apresentados pelo professor de física que não me deixou sem vetores. Hoje mudei meu olhar de mundo e não foi à internet que me deu essa oportunidade. Na verdade, meu professor de ciências, de forma mágica, desmistificou muita coisa. Eu sei o que é molécula porque não dormi na aula daquele grande professor de química, pois ele me acendeu a curiosidade. Não posso me esquecer, que o cuidado com o ecossistema, fauna, flora e animais e em especial, comigo mesmo não partiu só da educação de meus pais, mas da paciência que a professora de biologia teve. Ao meu professor de inglês, Nice to meet you (prazer em conhecê-lo).

Por fim, os meus parabéns vão para todos os professores de todas as especialidades que a educação perpassa. Aqueles que ensinam o bom e o justo da grande arte do ensinamento. Se eu fosse um presidente da república quebraria o protocolo e faria da minha faixa presidencial um tapete para vocês passarem. Se eu fosse um juiz do supremo, deixaria de guardar as leis e guardaria a supremacia que vocês são. Enfim, sou um pouco do que vocês fizeram como grandes educadores.

Obrigado.

Deixe um comentário

